Entregas Dinâmicas

Criação de entregas de forma dinâmica:

Criação de fulfillments de forma dinâmica:

Se você está desenvolvendo integração para se conectar a um Marketplace B2B, você poderá incluir entregas parciais após o fechamento do pedido.

Mas a final o que isso quer dizer?

Você possui uma planilha de frete configurada para fazer as cotações de frete de seus produtos, essa cotação retorna apenas um preço e um prazo de entrega, dado que o cliente fechou o pedido e você como seller entendeu que será necessário fazer mais de uma entrega para o cliente, você poderá criar fulfillments (entregas) para avisar que fará entregas parciais e elas poderão ser entregues em datas diferentes, recomendamos que as datas dessas entregas não ultrapassem a data de entrega prometida para o cliente no fechamento do pedido para uma boa experiência por completo.

Criação de Fulfillments

Ao criar novos fulfillments de forma dinâmica não será possível inserir valores nessas entregas, visto que o pedido já se encontra realizado pelo cliente, ou seja, qualquer custo de entrega que implicará ao realizar mais de uma entrega deverá ser assumido pelo lojista. Os fulfillments devem ser criados antes do pedido evoluir para o status de faturado, entregue ou cancelado, caso contrário não será possível a criação de fulfillments.

Atualização de Status de Pedidos A fim de que o status de seus pedidos sejam atualizados, é extremamente importante que todos os itens do pedido possuam fulfillments, caso contrario apenas o status de seus fulfillments serão atualizados e o status do pedido não.

Em resumo: a API deverá suportar um conceito de N entregas para um mesmo pedido, este conceito está alinhado com as últimas tendências do e-commerce, já considerando operações omni-channel, ou seja, um mesmo pedido poderá ter 2 ou até mais entregas, dependendo da quantidade de skus e itens, como a disponibilidade destes itens podem ser diferentes, isto fará com que o pedido possua diversas entregas com transportadoras e datas de entrega diferentes.

Todo pedido no OMA possui 1 Entrega (fulfillment) Todas as vezes em que o pedido é gerado, ele possuirá uma única entrega, se não houver a necessidade de criar outras entregas, basta atualizar o status da sua entrega, através do nossos endpoints.

Como funciona as regras de atualização de status de fulfillments e pedidos?

Faturado / Invoiced:

Pedido com dois fulfillments e apenas um foi atualizado para faturado, o status o do pedido vai mudar? Verifique essa regra com o Marketplace que você está integrando!

Enviado / Shipped:

Pedido com dois fulfillments e apenas um foi atualizado para enviado, o status o do pedido vai mudar? Verifique essa regra com o Marketplace que você está integrando!

Entregue / Delivered:

Pedido com dois fulfillments e apenas um foi atualizado para entregue, o status o do pedido vai mudar? Verifique essa regra com o Marketplace que você está integrando!

Boas práticas na criação de seus fulfillments: Se a sua integração não enviar o ID do fulfillments nós iremos criar um ID padrão da nossa plataforma para o seu fulfillment.

Caso você queira ter a sua própria numeração de fulfillments nós indicamos que você desenvolva um padrão de número para geração de seus fulfillments, imagine o seguinte cenário:

O Marketplace gerou o pedido = 0001-0003

Como sugestão nós indicamos que o seu fulfillment seja criado da seguinte forma:

  • OrderNumber-F-FulfillmentNumber

  • 1000-F-1

E assim por diante, se houver outros fulfillments você deve ir incrementando ao F-FulfillmentNumber

  • 1000-F-1

Cada fulfillment terá sua Nota Fiscal e seu Código de Ratreio e a sua Confirmação de Entrega.

Last updated